Tive que fazer histerectomia no passado, mas ainda tenho os ovários. Posso gerar um filho com meu esposo? Outros casos como ausência de receptividade endometrial, endométrio que não cresce o suficiente para realizar uma transfer6encia embrionária e outras causas que não permitem usar o próprio útero para gravidez.
Sim, o tratamento para estes casos é chamado de FIV com útero de substituição. Nestes casos são utilizados óvulos seus e espermatozóides do seu marido para formar embriões.
O útero seria de uma terceira pessoa a qual seria preparada para receber estes embriões e gestar até o nascimento do bebê.
Partes dos nossos serviços incluem orientação e trabalho de advogado que resolverá as questões legais. Vocês terão uma consulta com ele para tirar qualquer dúvida. Este serviço é opcional.
O custo deste tratamento é similar ao de uma FIV normal. Só existiria o adicional do serviço dos advogados.
Esta doadora temporária do útero (barriga de aluguel) tem que ter as seguintes características segundo as Normas do Conselho Federal de Medicina (CRM) e ANVISA:
VII – SOBRE A GESTAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO (DOAÇÃO TEMPORÁRIA DO ÚTERO)
As Clínicas, Centros ou Serviços de Reprodução Humana podem usar técnicas de Reprodução Assistida para criarem a situação identificada como gestação de substituição, desde que exista um problema médico que impeça ou contra-indique a gestação na doadora genética.
1- As doadoras temporárias do útero devem pertencer à família da doadora genética, num parentesco até o quarto grau, sendo os demais casos sujeitos à autorização do Conselho Regional de Medicina.
2- A doação temporária do útero não poderá ter caráter lucrativo ou comercial.
Caso você queira agilizar o processo seria útil trazer à consulta os seguintes exames (casal e doadora do útero):
- Sorologia HIV
- HBsAg (hepatite B)
- Anti-HBc (hepatite B)
- Anti HCV (hepatite C)
- Sorologia Sífilis (VDRL e FTABS)
- Sorologia HTLV I e II
- Clamídea Trachomatis IGG + IGM
- Hemograma
- Tipagem ABO
- Tipagem Rh
- Ultra-som trans-vaginal recente (30 dias) sua e da doadora temporária do útero.
Mais tarde já durante o tratamento será solicitado sorologia de Zika IgM para os três. Este exame só tem validade de 30 dias, por isso não deve ser realizado antes, pode acabar vencendo.
Logo após a data do nascimento o bebê é registrado no nome do casal dono dos embriões.