Dienogeste é o medicamento encontrado nos comprimidos de 2mg de Allurene, Pietra , Dienosgeste , Dine e Diost, um progestagênio de ação intensa sobre o endométrio provocando atrofia do mesmo. Este efeito foi mostrado por estudos laparoscópicos. Mas, diferente de outros medicamentos hormonais usados até hoje no tratamento da endometriose, Dienogeste tem pouquíssimo efeito estrogênico, mineralocorticoide e glicocorticoide, diminuindo efeitos indesejados de medicamentos antigos.
Dienogeste é um medicamentos de uso oral, 2mg , necessitando ser usado uma vez por dia de forma continua e tem efeito eficaz sobre dor provocada pela endometriose. Dienogeste vem em caixas com 28 comprimidos.
Dienogeste é um tratamento eficaz para a cólica menstrual e outras dores relacionadas à endometriose como: dor na relação sexual, dor pós-menstruação, dor pélvica difusa.
Dienogeste é tão eficaz no tratamento da endometriose como drogas conceituadas no tratamento da endometriose como os análogos do GnRH (Lupron, Neo-Decapeptyl, Lorelim, Zoladex, etc), com a vantagem de não provocar os efeitos colaterais comuns a estes últimos relacionados a queda acentuada dos estrogênios.
Não se observa aumento de peso em usuárias de Dienogeste.
Efeitos adversos do Dienogeste: Pacientes em uso continuo do medicamento podem apresentar dor de cabeça (9,0%), dor mamaria (5,4%), baixo estado de ânimo (5,1%), acne (5,1%). Sendo que o efeito secundário mais frequente é a alteração do fluxo menstrual, que progressivamente diminuir o volume e frequência das menstruações podendo chegar a suspensão total da menstruação.
Dienogeste não deve ser usado como anticoncepcional. Apesar de ter-se mostrado um efeito anovulatório este medicamento nunca foi testado como anticoncepcional.